terça-feira, 30 de abril de 2013

A FUNÇÃO DO GESTOR DE SEGURANÇA COMO LÍDER

     A primeira função de um gestor de segurança corporativo é formar outros bons líderes, e não necessariamente fazer, ou seja é ensinar  a fazer o que deve ser feito.
 
E sendo assim é muito importante criar uma equipe, para se esforçar e capacitar seus liderados e portanto inspirar as pessoas.
 
Na realidade essa função é dinâmica, porque quando a empresa cresce e as promoções acontecem fica evidente a substituição dos atuais líderes, pelos os mais preparados e capacitados e que foram treinados pelos seus líderes que estão subindo de posição na cadeia  hierárquica.
 
Como foi dito que a responsabilidade de um líder é formar outros bons líderes, é que o líder precisa ter a consciência de que ninguém é insubstituível e nem eterno, ou seja cedo ou tarde ele sairá, e portanto será substituído, temporariamente ou definitivamente.
 
Os gestores de segurança corporativo, capazes de comandar seus liderados e de manter a moral de todo o grupo, sem a intenção de favorecer amigos ou protegidos com cargos privilegiados. O que é preciso ter na realidade é uma liderança eficaz em uma organização que precisa funcionar muito bem.
 
Hoje nas organizações, em função da globalização, os princípios da autonomia e da delegação viraram instrumentos de eficácia. Para isso tudo acontecer é exigido um grande esforço dos líderes na capacitação e aperfeiçoamento juntamente com uma eficiente comunicação.
 
Não sendo dessa forma, não se consegue o necessário para se ter um ambiente de confiança mútua, e isso o gestor de segurança nas organizações se faz em equipe. 
 
 
 
JOSE EDNILSON C DE CARVALHO
 
CONSULTOR DE SEGURANÇA  
    
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário